O Led

LED – ALUZ DO NOVO MUNDO

O QUE É LED?

LED vem do inglês (L.E.D = Light emitter diode) ou Diodo Emissor de Luz – componente eletrônico semicondutor (da mesma tecnologia utilizada nos chips dos computadores). Transforma energia elétrica em luz, diferentemente da encontrada nas lâmpadas convencionais que utilizam filamentos metálicos, radiação ultravioleta, dentre outras.

No LED, essa transformação é feita na matéria, sendo, por isso, chamada de Estado sólido (Solid State).

É um componente do tipo bipolar, ou seja, com dois terminais, sendo um anodo e outro catodo. Dependendo de como for polarizado, permite ou não a passagem de corrente elétrica e, consequentemente, a geração ou não de luz.

COMO A LUZ DO LED É GERADA?

O CHIP semicondutor (LEDFRAME) é o componente mais importante de um LED. Ele é o responsável pela geração de luz e tem dimensões muito pequenas.

O Led tem características que não devem ser esquecidas, são polarizados, pelo que o contato positivo do LED (anodo), geralmente o mais comprido, deve ser ligado ao pólo positivo da bateria, enquanto o contato negativo (catodo), normalmente o mais curto, deve ser ligado ao pólo positivo. No caso da ligação ser feita ao contrário, o LED não irá estragar, apenas não irá acender, além do que precisa de uma quantidade adequada e predefinida de voltagem e fluxo de corrente provida por uma bateria, para que acendam, e voltagem do LED é diferente dependendo de sua cor.

Geralmente, os LEDs vermelhos, verdes e amarelos precisam de uma voltagem entre os 2.2V e os 2.4V, enquanto os azuis e os brancos brilhantes necessitam de mais do que 3.4V.

No que diz respeito ao fluxo de corrente, a maioria dos LEDs precisam apenas de 20mAh, por isso recomendamos sempre usá-los com resistor.

VIDA ÚTIL DO LED

A vida útil do LED de boa qualidade encontra-se entre 50.000 e 100.000 horas. (100 mil horas equivale a 10 anos de operação da exposição contínua se não existirem outros fatores que reduzem a vida útil, tais como exposição a calor excessivo, excesso de tensão, entre outros). Um LED de qualidade inferior, não consegue atingir a vida útil mínima requerida, perdendo seu brilho entre 20.000 e 30.000 horas de uso.

COMO SABER A QUALIDADE DO LED - Não compre Gato por LED

A qualidade de um LED é determinada principalmente pelo CHIP usado na fabricação da lâmpada, que precisa ser de matéria prima pura.

É o chip que determina a vida útil do LED. Quando o fabricante usa na produção um CHIP de baixa qualidade, compromete o LED e isso terá consequências negativas na durabilidade da luminosidade do LED, principalmente quando expostos a grandes variações de temperatura.

Assim, a fonte vendedora de seus produtos precisa ser confiável, dando garantia de sua fabricação em empresas sérias.

Cuidado com preços baixos. Nem sempre o produto com a mesma quantidade de Watts, no caso do LED, é o mesmo produto.  Assim, o preço menor pode estar camuflando um produto produzido com chips de baixa qualidade. Isso é concorrência desleal e o prejuízo ficará com o  comprador que desconhece esta realidade,pensa que está comprando o que não está, e só vai saber da a verdade daí a algum tempo.

LED E DECISÃO. UM INVESTIMENTO INICIAL QUE SE REVERTE EM ECONOMIA NA CONTA DE LUZ E SUSTENTABILIDADE PARA O FUTURO

A tecnologia LED atingiu um ponto em que a eficácia luminosa e o tempo de vida as tornam fontes ideais para aplicações domésticas e empresariais. Constitui uma escolha de fonte de luz que desafia as tradicionais, para qualquer tipo de iluminação e é determinante para a sustentabilidade do planeta:

– baixo consumo de energia com economia de até 90% da luz tradicional.
– redução de resíduos por sua maior durabilidade.
– reciclagem 100%.
– 120 lúmens para cada watt.
– é a “luz verde”: não contém mercúrio e elementos tóxicos.
– não solta faísca e tem baixa voltagem, fácil manuseio.
– com calor mínimo.

Seu investimento inicial, quando o produto é de boa procedência, ainda implica em um desembolso inicial maior, mas que em pouco tempo se reverte em retorno financeiro advindo de contas de luz até 85% mais baixas, sem contar o ganho imensurável para a preservação da qualidade de vida.

Faça contato hoje mesmo

Nossa equipe está pronta para atende-lo da melhor forma possível!
Deixe a Artled oferecer as soluções que você necessita.

Clique aqui